A depressão é um problema muito comum no mundo atual, mesmo em crianças e adolescentes, podendo contribuir para alterações comportamentais como isolamento social, baixo rendimento escolar e baixa autoestima. Provavelmente, por estarem em desenvolvimento, tem dificuldade para compreender o que acontece internamente e lidar com os sintomas. Neste sentido, a escola, além de acolher estes alunos, deve estar atenta a fortalecer a autoestima e a autoconfiança destas crianças para prevenir e lidar com a depressão em sala de aula.
Professora Paula Fernandes
1 – Definição
Professora Paula Fernandes
1 – Definição
2 –
Prevalência
3 – Causas
4 –
Fatores de risco
5 – Sintomas
6 – Tratamento
7 –
Considerações importantes (finais).
Depressão na infância e na Adolescência:
- durante muito tempo: crianças e adolescentes não eram considerados como pessoas a serem afetados pela depressão.
- atualmente, são considerados seres humanos suscetíveis de ficarem deprimidos tanto quanto os adultos.
- o diagnóstico para a depressão e de algo que pode interferir na vida diária, afetando suas relações sociais e acadêmicas.
1 – Definição:
Define-se depressão como sendo um transtorno de humor ou
afeto: sentimento de tristeza profunda, associado com sintomas fisiológicos e
cognitivos na pessoa (causando imensa debilitação).
2 – Prevalência:
·
Crianças
pré-escolares: 1%
·
Crianças
em idade escolar: 2-4%
·
Adolescentes:
5 a 8%
·
Distribuição
entre os sexos
-
similar na infância (igualdade entre meninos e meninas)
-
adolescência: maior entre as meninas.
Critérios
e Diagnóstico - CID-10e
DSM-IV: conjunto de sintomas, dentre os quais:
- Humor deprimido (tristeza, desesperança)
- Perda de interesse e prazer por atividades, anteriormente, satisfatórias.
- Diminuição da energia: importante e acentuada falta de ânimo que interfere na vida das pessoas (diminuição do período do sono, alimentação e também da libido, além de outras importantes áreas humanas).
3 – Causas:
Crianças:
origem multifatorial (portanto, causas variáveis), dentre as quais temos:
· Biológicas:
genética, estrutura e química do cérebro;
· Psicológicas:
stress, traumas, desamparo, formas diferenciadas de perceber e lidar com o
mundo (varáveis formas de se interpretar o mundo).
· Socioculturais:
papeis, expectativas, suporte social.
4 –
Fatores de Risco:
·
Histórico
familiar de depressão
·
Sexo
feminino é mais afetado
·
Episódios
anteriores de depressão
·
Acontecimentos
estressantes (separação de pais ou morte dos mesmos)
·
Dependência
de drogas
·
Violência
doméstica (pais violentos)
·
Elevada
exigência acadêmica: a escola exige muito e o aluno/estudante não está
preparado para tal cobrança
5 –
Sintomas:
·
Tristeza
·
Falta
de motivação
·
Solidão
·
Humor
deprimido, irritável ou instável (muda o humor)
·
Mudanças
súbitas de comportamento: explosão de raiva e brigas
· Mudanças
de apetite/peso (para mais: obesidade ou para menos: acentuado emagrecimento).
·
Dificuldade
em divertir-se
·
Queixas:
tédio ou “sem nada para fazer”
·
Preferencia
por atividades solitárias
· Queixas
físicas: cansaço, falta de energia, dores de cabeça, dores na barriga e insônia
·
Pensamentos
recorrentes de morte
· Ideias
e planejamento de suicídio. As
crianças também, apesar de serem bem jovens, pensam em se suicidar.
·
Preocupações
·
Sentimento
de culpa – baixa autoestima
· Choro
excessivo – hipoatividade – fala sem ritmo – fala devagar, de forma monótona,
monossilábica.
5.1-
Sintomas presentes quando se está na escola:
- Queda do rendimento escolar – falta de concentração – perda de interesse pelas atividades escolares- falta de motivação;
- Pensamento letificado – Impulsividade e irritabilidade (briga) – chora fácil;
- Isolamento na sala de aula e no recreio – dificuldades nos processos cognitivos.
5.2
– consequências:
- Comprometem o desenvolvimento e funcionamento social da criança e do adolescente: ocorrendo, normalmente, recorrência na fase adulta.
- Se não for tratado na Adolescência é muito provável que tenha recorrência na fase adulta.
6 – Tratamentos:
Como as
causas são variadas o tratamento envolve diversos elementos e etapas:
·
Tratamento medicamentoso
·
Psicoterapia
·
Suporte familiar
· Psicoeducação: rede de apoio social: escola,
trabalho e amigos (sozinho não chegaremos alugar nenhum).
7- Considerações importantes:
Aspectos
importantes a serem considerados e observados:
·
Identificar os antecedentes do episódio
depressivo (causas)
·
Minimizar o impacto negativo dos sintomas
depressivos
·
Aumentar a eficácia dos esforços de soluções
do problema
· A pessoa precisa aprender a ter habilidades
para lidar com os problemas futuros (sempre teremos problemas, desta forma,
temos que mudar a maneira de lidar com eles – problemas)
Desta
maneira, temos que fortalecer as condições que garantam a busca por ajuda em
todos os contextos: família, trabalho, escola e comunidade (formação de uma
autêntica rede social).
Lidar
em todos os contextos e realizar um trabalho que envolva: alunos X pais X
professores X Direção escolar X familiares X médicos psiquiatras e Psicólogos.
Contextualizar o problema e procurar o envolvimento de todos. Assim, haverá o
desenvolvimento integral do aluno, gerando um crescimento em qualidade de sua
vida.