segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vídeo-aula 28: O professor não pode estar só. O espaço interdisciplinar e com a comunidade

MÓDULO IV : PROFISSÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Diagnóstico da situação, a intervenção e a parceria com a família, comunidade e profissionais da saúde.


Jaqueline Amorim - CINDEDI






Eficiente ou deficiente?
Enviado por bins2 em 25/10/2007
Texto: Carla Andrade
Música: Pais e Filhos - Renato Russo
Montagem do vídeo: Juliana Quintela e Andréa Quintela









O olhar do educador
Enviado por patsaraujo em 26/11/2007
Este vídeo traz uma reflexão sobre o posicionamento do professor diante da diversidade encontrada dentro das salas de aula. Foi desenvolvido a partir de uma fala de um orientador pedagógico e estudioso da Dislexia.


Vídeo-aula 27 : O professor não pode estar só: parcerias dentro da escola

MÓDULO IV : PROFISSÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Diagnóstico da situação e a parceria com a escola como um todo, incluindo-se aí as demais crianças da classe e escola, os familiares, a coordenação e direção, além dos demais funcionários.


Claudia Helena Yazlle - CINDEDI











Cinema na Educação

João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP


Os Filhos do Silêncio

Na ausência dos sons e das palavras










Vídeo-aula 26: Professor autor

MÓDULO IV : PROFISSÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Só faz sentido falar em autonomia docente se elaboramos o conceito de autoria. O professor como autor de suas ideias, no contexto da sociedade midiática e em face dos atuais desafios da educação brasileira.


Professor – Gabriel Perissé – Universidade Nove de Julho 


“Manda quem pode, obedece quem tem juízo...”


Será?
Autonomia docente não se conquista sem um estilo de ensinar.

“O mínimo que se exige é que cada professor elabore com mão própria a matéria que ministra. Tal elaboração será uma síntese barata, se for reprodutiva, mas será criativa, se acolher tonalidade própria reconstrutiva.”

Professor de Física Pachecão
Colégio Rui Barbosa - Belo Horizonte
06/07/2010
Enviado por  em 06/07/2010

Vídeo-aula 25: Professor pensador

MÓDULO IV : PROFISSÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA


A leitura reflexiva conduz ao prazer de pensar. Um pensar voltado para a realidade, em diálogo com o extramental. Na prática docente, o pensamento livre e criativo é essencial, ou se recai no instrucionismo limitante.


Professor – Gabriel Perissé – Universidade Nove de Julho

O exercício da curiosidade, da reflexão e do diálogo com o extramental nos leva ao momento das decisões.

O Pensador

Curiosidade sem reflexão
Platão e Aristóteles – a admiração, o espanto, a perplexidade, o assombro (thauma)

Homem, ser que pensa
“É o choque do imprevisto que nos obriga a pensar, que nos comove inteiramente, que nos leva a problematizarmo-nos, a pensar o que até agora não podíamos pensar.” 
(Walter Koan – Infância – Entre Educação e Filosofia)


terça-feira, 12 de junho de 2012

Vídeo-aula 24: Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas

MÓDULO IV : PROFISSÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Resgatar norteadores da formação docente, além de modelos de ensino. Evidenciar os conflitos que tais modelos implicam na educação de pessoas com as necessidades especiais, tanto pela necessidade de implementação e auxílio de novas lógicas e tecnologias (deficiências físicas e sensoriais) como de repensar metas centrais da escola (deficiências intelectais).


Claudia Helena Yazlle - CINDEDI


















Vídeo-aula 23: A educação de pessoas com necessidades especiais é de fato ineficaz?

MÓDULO IV : PROFISSÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais – a questão da plasticidade neurológica em sua intrínseca relação com o papel do meio.


Kátia Amorim - USP de Ribeirão Preto


Recursos Tecnológicos e Profissionais: amenizando, em alguma medida, as deficiências sensoriais:


Engrossador de lápis e caneta
Teclado expansível e programado
Capacete com ponteira
Acionador de pressão
Aranha mola
  • E aqueles que tem deficiência intelectual?
  • É possível ensinar alguma coisa à criança com deficiência intelectual?
  • A criança ganha coisas além da socialização?
  • É possível dizer que sim ou dizer que não, se não se tentar?




Diagnóstico

  • Quais as áreas afetadas?
  • Como potencializá-las?
  • Quais habilidades? 

A propaganda "Carlinhos", como ficou conhecido o comercial institucional da Fundação Síndrome de Down, tornou-se popular na década de 90 e é lembrada até hoje pela suavidade com que tratou o tema: "Down. A pior síndrome é a do preconceito". Criada pela agência DM9DDB em 1998, o filme tinha a música "Fake Plastic Trees", do banda britânica Radiohead, como trilha sonora. O mérito do comercial está no casamento perfeito entre som e imagem, com um grande potencial para emocionar. A música foi doada pela banda para o filme.



O diagnóstico de Necessidades Educativas Especiais (NEE) - 2007

Acesso em 30 de junho de 2012


Documentário "O zero não é vazio"

Aborda o lugar que a escrita tem para aquele que escreve, tendo como objeto escrevinhadores compulsivos que vivem em São Paulo. Gregório escreve como se fala, nomeando as presenças do mundo no instante em que elas estão sendo criadas. Tatiana busca alcançar através da escrita de suas máquinas o ideal científico de um corpo sem falhas. Orlando corrige o defeito da língua feminilizando as palavras. São escritas muito singulares, excessivas, mas raramente lidas, pois não se adequam aos códigos já estabelecidos. Não se apoiam no sentido, não buscam uma comunicação. Subvertem as leis da linguagem, inventam palavras, manipulam as letras, modelam o vazio.



O papel do meio (escola) e do professor, em parceria com a família, no processo d mediação da criança
  • Na identificação das dificuldades;
  • No desenvolvimento de habilidades;
  • Na descoberta de potenciais;
  • No respeito às especificidades.

Vídeo-aula 22: O professor leitor

MÓDULO IV : PROFISSÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Ler é atividade fundamental na formação docente. Não só pela ampliação de vocabulário e repertório. O exercício da leitura leva à prática da interpretação, da crítica e da autotranscendência.


Professor – Gabriel Perissé – Universidade Nove de Julho

Toda leitura é um aprendizado à distância: uma forma de aproximação com diversas realidades.

Estatística sobre leitura no Brasil

  • O brasileiro lê, em média,4,7 livros por ano;
  • O Brasil tem uma biblioteca pública para cada 33 mil habitantes;
  • Quase 70% das escolas públicas nem sequer têm uma biblioteca. 
Pesquisa de Maria Helena Martins “Encruzilhadas de Leituras”

“Há poucas referências a professores que demonstrem uma ligação especial com livros e leitura.”

A Leitora, de Jean-Honoré Fragonard (1770-72)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiibT2x_yeNjSwjqu_65DWPE3WbyQhgP9pPUtWwUAs7ykKciXzrxMj9KtdOaecZFwaQU4lu-D2-2x5exUtEH1ZiuBPy_WmWKnk6RiJzl9xGeN7h7_1hzC4d3w-0lbhjpGOq6z7iq2ftp7Dd/s400/a_leitora+de+Fragonard.jpg
Acesso em 27 de junho de 2012
 
“Intuem a distância dos professores da prática pessoal da leitura, o que nos parece proporcional às dificuldades destes de exercerem a função de mediadores: sobra-lhes a tarefa de obrigar os alunos a ler.”
A leitora
http://ghiraldelli.pro.br/wp-content/uploads/2011/10/Leitora.jpg

Acesso em 27 de junho de 2012
“Porque existem os analfabetos para as entrelinhas.” (Guimarães Rosa)


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmFM0xu68ZnWnN3mH1S7-vQOmwZUVhDhjIrPFR7ITEULMnl3FXDCAsqFKKmE6KSLMsNxgoDHSMVhcjzq6Xjz_OzAtB5StE9PO36xnKbh1BTmh59FD9GdJKp9jyB7ELcrz-gYPKzjDh-Q/s1600/abra%C3%A7ando+a+leitura.jpg
Acesso em 27 de junho de 2012
 

A experiência da leitura pode questionar, ampliar, revolucionar, aperfeiçoar nossa visão de mundo. E nos fazer criar um sistema pessoal de convicções.

Sugestão do professor Gabriel
Martin Eden - Jack London

Vídeo-aula 21: A complexidade da constituição docente

MÓDULO IV : PROFISSÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA


A aula procura delinear a complexidade da constituição docente, colocando em evidência os aspectos intrínsecos e extrínsecos do “ser professor”, as condições de trabalho, os fatores de satisfação e insatisfação. Entre a realidade profissional e as perspectivas de uma ação transformadora, é possível vislumbrar limites e possibilidades da prática pedagógica.


Professora Silvia Colello – USP














Maria V. Fernandes - Periferia do Sonho

Jornal Estado de São Paulo
A desvalorização do magistério - 4 de fevereiro de 2011

Seria o filme "Escritores da Liberdade" exemplo de construção de um ensino de qualidade?
Enviado por  em 11/05/2011

Vídeo-aula 20: A complexidade no estudo dos processos desenvolvimentais humanos

MÓDULO IV : PROFISSÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Desenvolvimento segundo a perspectiva histórico-cultural, particularmente a partir das noções da rede de significações, em que se considera o papel fundante do outro, do contexto e da cultura, na interrelação biológico-cultural


Kátia Amorim - USP de Ribeirão Preto




Filme "O Enigma de Kaspar Hauser"
Garoto é criado num porão, longe de qualquer contato com outro ser humano, até completar 18 anos. Sem saber falar, andar ou sua própria identidade, ele é levado para a cidade, onde é objeto de curiosidade e desprezo da população local.