sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vídeo-aula 2: Os caminhos da interdisciplinaridade

MÓDULO I - INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E CONSTRUÇÃO DE VALORES


No caminho percorrido pela história das ciências, propostas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares tiveram sua importância na construção de novos paradigmas.

http://osmurosdaescola.files.wordpress.com/2011/07/interdisciplinaridade.jpg?w=1024&h=744
Acesso em 9 de setembro de 2011
Nesta vídeo-aula o professor Ulisses Araújo inicia com destaque as bases do pensamento simplificador, ideia do antropólogo e filósofo francês Edgar Morin, que tem como contexto o que conhecemos como modernidade.

O primeiro tópico apresentado é o que Morin chama de disjunção, ou seja, a separação entre os diversos tipos de conhecimento. Aqui temos a criação das diversas disciplinas. Temos, por exemplo a Biologia para estudar os seres vivos.

O segundo tópico é a redução, onde temos o caminho do todo ao simples, analisamos as partes como se fosse o todo. Temos a tendência a simplificar tudo e dar respostas imediatas do senso comum a assuntos complexos ou que deveriam receber uma investigação mais apurada.

No terceiro tópico temos a abstração que gerou a matematização e a formalização da ciência. Neste novo modelo desta nova forma de fazer ciência o filósofo francês Descartes tem grande importância através de sua ideia de método conforme vemos representado no gráfico abaixo:
O método cartesiano. No preceito ou passo 1, as coisas indubitáveis (círculos marcados com i) passam por um "funil", que impede a passagem de coisas que tragam dúvidas (d). No segundo, as coisas são analisadas, ou seja, divididas para melhor compreensão; no terceiro, procede-se a síntese, ou agrupamento em graus de complexidade crescente. No último passo, as conclusões são ordenadas e classificadas. 
http://compartilhandoecriandoinformacao.blogspot.com/2008/01/discurso-do-mtodo-ren-descartes.html
Acesso em 9 de setembro de 2011 
Através destas três ideais expostas acima Morin extrai o conceito de pensamento simplificador "que trouxe a vantagem da divisão do trabalho, da produção de novos conhecimentos e a elucidação de inúmeros fenômenos. Permitiu ao ser humano tentar dominar e controlar a natureza, e foram inequivocamente eficazes para o progresso científico e para a melhoria de condições de vida da população entre os séculos XVII e XX".

A partir do século XX começamos a encontrar movimentos nas ciências que buscam a superação desta 
disciplinaridade, ou seja, a redução do todo em partes.

O professor Ulisses Araújo cita então três conceitos que visão esta superação. 

A primeira é a transdisciplinaridade, que vai além, refere-se a temáticas que ultrapassam a própria articulação entre as disciplinas. Como exemplo ele cita o "desenvolvimento sustentável de uma determinada região" e não mais simplesmente Biologia, Sociologia ou Geografia.
http://osmurosdaescola.files.wordpress.com/2011/07/image002.jpg?w=500&h=602
Acesso em 9 de setembro de 2011
O segundo movimento é a multidisciplinaridade, ideia de muitas, que ocorre quando um determinado fenômeno a ser analisado solicita o aporte de várias disciplinas para explicá-lo. No entanto, estas disciplinas não dialogam entre si. Tomando o exemplo da água precisamos da análise do químico, do biólogo e do geógrafo para chegarmos a determinada conclusão sem o debate entre os profissionais, não conversam entre si, cada um faz sua parte.
http://osmurosdaescola.files.wordpress.com/2011/07/image002.jpg?w=500&h=602
Acesso em 9 de setembro de 2011
No terceiro movimento para a superação da disciplinaridade temos a interdisciplinaridade, foco principal que será desenvolvido no curso Ética, Valores e Cidadania. Temos a interdisciplinaridade quando um fenômeno é comum a duas ou mais disciplinas ou campos do conhecimento e em seu estudo os participantes estabelecem diálogo entre si. Existe o debate entre os profissionais das disciplinas envolvidas em busca de uma solução para o problema apresentado. Há a troca de ideias, há o momento de ouvir o outro.
http://osmurosdaescola.files.wordpress.com/2011/07/interdisciplinaridade_elen.jpg?w=367&h=292
Acesso 9 de setembro de2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário