terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vídeo-aula 4: A escola e a construção de valores

MÓDULO I - INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E CONSTRUÇÃO DE VALORES

Pensar na construção de escolas democráticas que almejem a construção de personalidades morais nos leva a compreender alguns dos diversos fatores que interferem neste processo dentro do cotidiano escolar. Sua identificação auxilia na compreensão da complexidade das relações presentes no cotidiano escolar e na busca por formas mais realistas de intervenção na educação para a cidadania. Os aspectos identificados, que serão abordados nesta video-aula, são: os conteúdos escolares; a metodologia das aulas; o tipo e natureza das relações interpessoais; os valores; a auto-estima e o auto-conhecimento dos membros da comunidade escolar; e os processos de gestão da escola.

Nesta vídeo-aula o professor Ulisses Araújo discorre sobre sete aspectos que a escola deve estar atenta para  transmitir realmente uma educação em valores.

O primeiro aspecto são os conteúdos escolares - a inserção transversal e interdisciplinar de temáticas de ética, direitos humanos, inclusão social e convivência democrática no currículo da própria escola. 

O segundo aspecto é metodologia das aulas - o professor precisa incorporar a construção coletiva, cooperativa do conhecimento; precisa haver o diálogo em sala de aula onde o professor se coloca ao mesmo nível do aluno; e, este, deve ter um papel ativo na construção do saber, de protagonista no processo de conhecimento.

O terceiro aspecto é o trabalho intencional com valores - o professor Ulisses sugere trabalhar com a Declaração Universal dos Direitos Humanos como referencial, pois traz os princípios éticos que julgamos válidos para todos.

O quarto aspecto são as relações interpessoais - construir sentimentos no dia a dia escolar como respeito, autoridade e admiração (o sentimento que promove a identificação entre a pessoa respeitada e a que respeita), novamente com uso do diálogo estabelecendo relações democráticas para a efetivação dos valores que desejamos.

O quinto aspecto é a auto-estima - a importância da auto-imagem onde cada ser humano constrói para si uma imagem que julga representá-lo, com a qual se identifica e se confunde (Harkot-de-La-Taille, 1999); esta auto-imagem é processada pela consciência onde cada um sente a auto-estima sobre si mesmo.

O sexto aspecto que também é muito importante na construção dos valores no ambiente escolar é o auto-conhecimento -  são os sentimentos e as emoções. Tomar consciência dos próprios sentimentos e emoções é essencial para a construção da ética e da democracia escolar.

O sétimo aspecto é a gestão escolar - pois, uma instituição em que as decisões sejam centralizadas nas mãos de um pequeno grupo, em que as regras e o projeto acadêmico já se encontrem pré-determinados a partir dos valores e crenças de algumas pessoas não permite o diálogo e a reorganização constante dos tempos e espaços, e a busca coletiva de novos e melhores caminhos para enfrentar os desafios cotidianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário