quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Vídeo-aula 8: A construção psicológica dos valores

MÓDULO I - INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E CONSTRUÇÃO DE VALORES


O que são valores, numa perspectiva psicológica? Como são construídos e quais valores deve a sociedade priorizar nos processos educativos? Estas são algumas das questões abordadas nesta vídeo-aula.


O professor Ulisses Araújo da USP aborda as seguintes questões nesta aula:
  • É possível uma educação em valores?
  • Como se dão os processos de construção e/ou apropriação de valores?
  • Quais valores devem a escola ensinar?
O professor disserta, então, sobre como se dá o processo da educação de valores do ponto de vista psicológico. Para isso utiliza como referencial Jean Piaget:

“Os valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmo.”

O professor enfatiza os valores com sentimentos, com a afetividade, dizendo sobre o que damos valor é aquilo que geralmente gostamos. Como construímos esta dimensão afetiva? Através da "projeção de sentimento", que é do próprio sujeito e não exterior a ele. Ainda como referência a conceituação de Piaget, o professor Ulisses destaca a afetividade como cultivada nas relações entre pessoas, em sua convivência.*

Os valores e os sentimentos morais “Dependendo dos valores com os quais o sujeito construiu sua identidade, e de seu “posicionamento” central ou periférico, aparecerão os sentimentos morais.Sentimento morais, como a vergonha e a culpa, exercem o papel de regular as relações intra e interpessoais e são experienciados quando o sujeito age contra os valores que são centrais em sua identidade.”

Através destas frases é apresentado um esquema sobre os "posicionamentos dos valores na identidade", onde percebemos a inter-ralação entre o sujeito psicológico e seu meio. Conforme o enraizamento de seus valores o sujeito se relaciona com seu meio físico, interpessoal e sócio-cultual. Desde o processo de socialização na infância vamos construindo nossos valores e isso vai se intensificando com o decorrer da vida e formará nosso núcleo moral como sujeito psicológico. As setas apresentadas no esquema mostram o dinamismo desta relação, sua fluidez. Ao mesmo tempo em que um sujeito é honesto com a própria mãe, pode não sê-lo com o governo de seu país ao não pagar seus impostos.

A consequência deste tipo de teoria do ponto de vista de educação é que esses valores podem mudar a qualquer momento. “Pau que nasce torno morre torto”, este ditado não é verdadeiro para este conceito, pois a pessoa pode reconfigurar seus valores e, por isso, não são determinados. Não há idade para o processo de construção de valores!

Quais valores nós gostaríamos que a sociedade trabalhasse?

A escola e a família precisam definir quais valores consideram essenciais para o convívio das pessoas na sociedade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um guia para ser usado como referência. Precisamos saber como trabalhar e quais valores serão trabalhados a partir de métodos, técnicas e conteúdos através de projetos desenvolvidos na escola com intencionalidade.



Como sugestão de Meily Cassemiro do blog http://meilycass.wordpress.com/ assista ao vídeo: Formação de Valores com Telma Vinha.


* Há um depoimento no filme "A carne é fraca" onde é colocado que as pessoas que cuidam de animais como porcos, galinhas, vacas, não os matam devido ao laço afetivo que foi criado entre homem / animal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário