terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vídeo-aula 9: Ciência e Educação

MÓDULO I - INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E CONSTRUÇÃO DE VALORES


O Professor Luis Carlos de Menezes, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, discute as aproximações entre ciência e educação, demonstrando como a vida cotidiana pode inspirar o pensamento científico.

O Professor Luis Carlos de Menezes tem como primeira abordagem a "Ciência como Linguagem". O domínio desta linguagem é importante para o nosso cotidiano: ler uma bula de remédio, entender o noticiário da TV, do jornal, dos rótulos dos produtos.

A outra abordagem é a "Ciência como instrumental prático". O domínio deste instrumental também é importante para o nosso cotidiano: o gasto da energia elétrica em nossas casas, produzir hipóteses, portanto a ciência deveria estar presente em nosso dia a dia.

Finalizando o professor defende a ciência como visão de mundo. Para isto utiliza os exemplos das diferenças entre o celular e o controle remoto. O ensino da ciência deve ser discutida, debatida, ter atividades de acordo com a geografia da escola, de seu contexto.



O passo mais fundamental para estudar a ciência é saber como ela funciona. Infelizmente, vê-se com freqüência pessoas pensarem que a ciência é um "conjunto de achismos" e que as teorias científicas são apenas "idéias oriundas da cabeça dos cientistas". O vídeo explica de forma extremamente didática como funciona o método científico e o porquê ele merece a mesma credibilidade que oferecemos às tecnologias que utilizamos em nosso dia a dia.
A série "Fácil De Entender" explica as evidencias de nossas origens, do Big Bang a migração de humanos para fora da África. Esse vídeo explica como nós adquirimos essa sabedoria e como idéias vão de uma intuição no laboratório para teorias aceitas que são ensinadas nas escolas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário