terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vídeo-aula 15: Dimensões constitutivas do sujeito psicológico

MÓDULO I - INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E CONSTRUÇÃO DE VALORES


Nesta vídeo-aula, vamos discutir a multidimensionalidade constituinte do psiquismo humano, e como as dimensões cognitiva, afetiva, sóciocultural e biológica se articulam no funcionamento psicológico para explicar a complexidade de nossos pensamentos e ações.

O SUJEITO PSICOLÓGICO

Constitui-se na interação com o meio (coisas, pessoas e cultura) através de um mundo consciente e inconsciente.

Existem quatro dimensões constitutivas do sujeito:

  • Biológico (organismo humano)
  • Cognitivo (inteligência, parte intelectual, Piaget)
  • Afetivo (afetos, emoções e sentimentos)
  • Sócio-cultural (crenças e cultura)

Esses fatores, simultaneamente, interagem entre si, formando a complexa identidade deste sujeito. Cada um de nós está conectado em todas estas dimensões e se interagem no dia a dia.

Nesse contexto, é necessário que nós, como agentes da educação, estejamos atentos ao analisar o nosso aluno de maneira diferenciada, pois ele é fruto de todas as dimensões complexas que o compõe e sua interação com o meio, causando possíveis oscilações no comportamento.


Todas essas dimensões se interagem simultaneamente o tempo todo, e o resultado dessa interação é a formação do homem, que na escola, são os alunos e professores. Seguindo essa lógica, na escola não se separa o “eu professor” do “eu pessoal”, os problemas pessoais não param quando se entra na escola ou vice-versa. O sujeito psicológico é único, não há separação. E acontece o mesmo com os alunos, os problemas biológicos podem afetar a parte afetiva e sócio-cultural que pode atrapalhar a parte cognitiva. Nesse contexto, é importante que nós profissionais da educação, estejamos atentos ao julgar o nosso aluno, pois ele é fruto de todas as dimensões complexas que o compõe e sua interação com o meio. Mas o contrário também se faz verdade: o aluno não pode julgar o professor. E o mais importante é: não se pode colocar a culpa em uma dimensão para ser a justificativa de um problema do professor e/ou aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário