terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vídeo-aula 14: Projetos

MÓDULO I - INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E CONSTRUÇÃO DE VALORES


Explorar a idéia de projeto como o modo de ser do ser humano, destacando as dimensões básicas do projetar na articulação da ação docente é o objetivo principal da presente aula.

Projeto (Latim- pro jactum): lançar-se para frente; supõe que tenhamos metas e objetivos. O risco é uma abertura para a criação. Não é possível a coação, ou seja, outra pessoa agir em nosso lugar. Ninguém pode ter projeto pelo outro. Pai não pode ter projeto pelo filho e professor não pode ter projeto pelo aluno. Há projetos pessoais e há projetos coletivos. Um grupo pode fazer e realizar um projeto.

Projeto pessoal

Sendo cada ser um ser único de vontades próprias, também possui seus projetos pessoais.

Seja eles de ordem profissional, sentimental ou religiosa. Porém, para a realização desse projeto pessoal, depende unicamente do próprio ser, ninguém pode realizar um projeto pessoal para o outro.

Projeto coletivo

A cabeceira dos projetos são os sonhos, a esperança e as utopias que acreditamos. O pior problema da escola não é ter alunos que não sabem, mas ter alunos sem nenhuma ilusão. Ter ilusões é querer jogar o jogo. Quem não tem ilusão, não projeta. Sonhos, ilusões, utopias e esperança: é preciso planejar, avaliar e traçar os caminhos (trajetória) para realizar um projeto.

Roteiro para desenvolver metas claras 

1º) Definir o que deseja realizar — Ter convicção do seu desejo. 

2º) Traçar claramente o prazo em que deseja alcançar a meta — Isso significa determinar dia, mês e ano. Nesta etapa você definirá claramente a data para alcançar sua meta. Dentro do seu planejamento, é indispensável programar alguns planos para checar o grau de evolução. 

3º) Escrever, com clareza e precisão, qual é sua meta, quanto tempo levará para ser atingida, a data de início e o que você vai fazer para alcançá-la. O resultado que você obtiver será diretamente proporcional ao que você fizer. 

4º) Ler em voz alta o que escreveu — A regra diz ler duas vezes por dia, no mínimo, de manhã e à noite. Sempre que fizer a leitura das metas, deve-se ter o pensamento de que já as concretizou. 
O seu subconsciente começará a trabalhar no sentido de concretizá-las. Os especialistas indicam que o ideal é ler 21 vezes por dia durante 21 dias para gravar no inconsciente e subconsciente. 

5º) Despertar um desejo ardente — É necessário que a concretização de suas metas, sonhos e objetivos seja tão vital como o ar que você respira. Se você não respirar, morre. Portanto, esse mesmo desejo de viver é que temos que ter nesta etapa. 

6º) Ação — Esta é a etapa mais importante. Consiste em partir para a ação imediatamente! Talvez você esteja pensando que agora não é o momento oportuno, que ainda não está preparado e que a executará, em breve, se tudo correr bem. É necessário que você saiba que o sucesso não é algo oportuno, e que mesmo as coisas inoportunas têm o seu devido valor. Portanto, comece hoje mesmo, pois se você não agir, nada acontece. 

Imagine diariamente as suas ações!



A imaginação é uma propriedade realizadora e fantástica que todos têm. Cada uma das etapas para a elaboração do planejamento de metas requer a devida atenção para que o resultado seja de conquistas e realizações. Basta empenho e coragem para expor o que você realmente deseja. 
As dificuldades na elaboração desse documento valem a atenção para serem superadas, pois é por meio desse valioso documento que se conquistará o sucesso em todos os âmbitos da vida."

Fonte: Jornal Brasil Seikyo 11 de Dezembro de 2004, edição nº 1775

Nenhum comentário:

Postar um comentário