terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vídeo-aula 25: Estratégia de Projetos e a Construção da Rede

MÓDULO I - INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E CONSTRUÇÃO DE VALORES


O objetivo da aula é apresentar as etapas básicas de um projeto escolar e a construção de uma rede. Desde a escolha do tema, passando pela elaboração das perguntas e planejamento docente, a aula mostra imagens da rede de um projeto desenvolvido com crianças de 10 a 11 anos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma possibilidade de trabalho apoiada em teorias de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade.

Ricardo Fernandes Pátaro

O projeto tem início com a escolha de um tema transversal.

Etapas de um projeto:

1 - Escolha de tema amplo relacionado à formação de valores; exemplo: a D.U.D.H.:

2 - Estudos de aproximação ao tema; exemplo: o professor leva imagens e texto sobre violações dos Direitos Humanos (inclusive a própria Declaração):
 
Tortura
3 - Escolha de temática mais específica para ser estudada; exemplo: cada dupla de alunos escolhe um dos trinta artigos para pesquisa.

4 - Elaboração de perguntas partindo do interesse dos alunos; exemplo: se a dupla escolheu o Artigo VI "Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei", pode elaborar questões sobre as causas de não termos atingido a totalidade destes direitos ainda, ou, quais as políticas públicas para atingi-las.

5 - Planejamento docente das estratégias e metodologias, articulando as perguntas aos conteúdos disciplinares; exemplo: a Sociologia pode verificar as respostas em nível de políticas sociais para a solução do problema; a disciplina de Língua Portuguesa a correção ortográfica dos cartazes digitais, as Artes com a diagramação, a estética do cartaz, a História com o desenvolvimento das leis desde a Revolução Francesa até chagarmos à Declaração em 1948.

6 - Busca coletiva de respostas às perguntas do projeto. Exemplo: os alunos podem fazer uma exposição com os cartazes para a conscientização da comunidade na busca de soluções.
Cartaz digital feito por alunos do Ensino Médio


Nenhum comentário:

Postar um comentário