quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vídeo-aula 18: EDH e Ambiente escolar

MÓDULO III: DIREITOS HUMANOS E CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA
A aula discute a importância do ambiente escolar compreendido como espaço físico e relações interpessoais para o desenvolvimento de uma educação pautada pelos Direitos Humanos.

Professora Ana Maria Klein - professora da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de São José do Rio Preto. 

Evidencia a importância de educarmos nossos alunos e toda comunidade em torno da escola para os Direitos Humanos. 

A igualdade pode estar na lei, porém as pessoas precisam conhecer e querer vivenciar estes direitos. Preciso achar que estes direitos são importantes, ou seja, valorizá-los. 

Não se dá espontaneamente, precisamos de um processo educativo: conhecer e dar valores positivos para eles. Devem ser valores que darão rumos a vida. 

Devemos criar uma cultura de Educação em Direitos Humanos se para isto acontecer devemos utilizar, e em muito, educação tradicional e básica. Este tipo de educação representa ainda a principal via de se ensinar educação, em Direitos Humanos, pois promove a importância e existência dos Direitos Humanos. 

Consigo, desta forma, valorizar uma cultura de Direitos Humanos. Crio valores como igualdade, justiça e não discriminação racial e de gêneros. . A educação tradicional tem papel estratégico na criação de uma educação em Direitos Humanos. 

Como proceder corretamente: não basta teorizar apenas, mas tenho que transformar os direitos em modo de vida. O discurso tem que ser e coincidir. Exemplo: minha escola para ser democrática deve ter papel higiênico no banheiro para que seja usado pelos alunos. 

A Educação em Direitos Humanos é um caminho de vida, orientando a vida dos estudantes na escola e sociedade em geral. 

A competente professora cita outros itens tais como: 

1 - vivência e convivência dos estudantes em ambientes democráticos e orientados pelos Direitos Humanos. A escola tem que ser democrática e vivenciar a democracia. 

2 - ações protagonistas por parte dos estudantes: são parte central do processo educativo e devem participar ativamente: participar de temas e decisões que irão afetar a escola / muitos conflitos em sala de aula eles participam da resolução dos mesmos/ aula com debates/ eles discutem temas, e expressam suas opiniões, portanto, deve haver há espaço para se encontrar a diversidade. 

3- articulação ente escola e comunidade: - a escola não é isolada do mundo e deve se relacionar com vizinhos e formar parceiros / postos de saúde/ associação de moradores/ fóruns para se discutir problemas com pessoas em torno da comunidade; 

4 - práticas e ações voltadas à promoção dos Direitos Humanos - tenham os estudantes as possibilidades de ações em direitos humanos. Cita como exemplos: arrecadar alimentos e desenvolvimentos de atividades com crianças e idosos da região e como envolver os estudantes em projetos de práticas em direitos humanos. 

O Ambiente escolar: Segundo Chaparro (apud DUARTE, 2003) o ambiente escolar relaciona-se a todos os processos educativos que tem lugar na escola e envolvem: 

- ações, experiências, vivenciadas e relacionadas com cada um dos estudantes (professores, estudantes, diretores). 

- múltiplas relações com o entorno (relacionamento com a comunidade) 

- condições sócias afetivas (há espaço para dialogo ou o cima é de medo) 

- condições materiais (condições de infraestrutura) – A escola deve estar preparada fisicamente para atender a todas as necessidades dos estudantes. 

- infraestrutura para a realização de propostas culturais educativas (existem televisores, DVD, multimídia, etc.). 

Cita em outro momento em duas dimensões principais que devem estar presente no ambiente escolar: 

1 - das relações humanas (relações interpessoais), ou seja, os mais diversos relacionamentos que ocorrem na comunidade escolar, tais como o relacionamento dos estudantes com o conhecimento, etc. 

2 - espaços físicos (edificações, cuidados com a estrutura física, instalações sanitárias, localização, mobiliário, etc.), 

Os direitos humanos devem estar presentes: presença de cadeiras, giz para o professor, água para os estudantes. O ambiente escolar deve transpirar Direitos Humanos. A teoria deve coincidir com a prática e os alunos devem ser intensamente ouvidos. 

E indaga-nos? Como organizar a sala de aula em ambiente onde se possa realmente se desenvolver uma cultura em Direitos Humanos? 

Segunda a professora, o meu discurso deve transparecer na minha prática. O ambiente escolar de respeitar os Direitos Humanos. Os pais tem espaço na escola, tem participação ativa? Os pais devem comparecer à escola não apenas para tratar de assuntos disciplinares com os diretores, coordenadores e professores, porém, devem apresentar uma voz ativa e participativa. Espera-se que os pais participem democraticamente. 

Os estudantes também e os professores também. Todos devem participar democraticamente, embasados em procedimentos que visam o desenvolvimento dos Direitos Humanos. 

Espaço físico da escola deve concretizar uma metodologia participativa e os espaços devem ser olhados criticamente. O que eu proponho pode ser realizado neste espaço para que meus alunos possam desenvolver atividades que, de forma efetiva, desenvolvam uma cultura em Direitos Humanos. 

Existe algum espaço de convivência. Estudantes deve ter autonomia para pesquisa e estudar como é o acesso a sala de informática e a biblioteca. Espera-se que a teoria deva ser vivenciada na prática. 

Relações humanas e os Direitos Humanos na escola: 

A professora Ana Maria cita as Orientações existentes no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (P.N.E.D.H.) e relata ações para se criar um ambiente escolar com vivencia democrática em Direitos Humanos. 

Tais ações seriam: 

- discutir e definir conjuntamente (comunidade escolar) direitos e responsabilidades dos estudantes e dos professores com base em uma distribuição clara de papéis e tarefas (os estudantes devem participar ativamente na elaboração de regras e normas de condutas). 

- utilizar procedimentos dialógicos para a resolução de conflitos e para lidar com a violência e a intimidação (cita o bullying e conflitos escolares - o caminho desejável é o processo do diálogo/conversa). 

- estudantes devem ter oportunidade de auto expressão, responsabilidade e participação na tomada de decisão (relaciona-se com o primeiro item e evidencia novamente a participação ativa e participativa dos estudantes / há maior probabilidade dos estudantes participarem e acatarem). 

- estudantes devem ter oportunidades para organização de suas próprias atividades, para representar, mediar e defender seus interesses (organização de tarefas em grupos/ organização para reivindicação/ discussão de temas dos estudantes - festas e formaturas na escola). 

Cita-nos o item denominado relações humanas que evidencia os seguintes dizeres: 

- conscientização de pais e famílias sobre os direitos das crianças e sobre os principais princípios da educação em direitos humanos; 

- participação de pais na tomada de decisões da escola por meio de organização de representantes de pais (ex. Conselho de Escola); Os pais devem participar de forma efetiva dos problemas da escola e tentar dar soluções aos problemas (a visão dos pais é importante). 

- projetos e serviços extracurriculares dos estudantes na comunidade, particularmente sobre questões de Direitos Humanos: projetos de ações na comunidade / campanha para melhoria de algum espaço no bairro/ ações que promovam o direito ao lazer, cultura e música. Os estudantes devem participar de todas as etapas: planejamento/ organização e desenvolvimento. 

- o reconhecimento e a celebração das conquistas em Direitos Humanos por meio de festividades. Datas especiais da Humanidade: 10 de dezembro: Dia dos Direitos Humanos / Dia da consciência negra / Dia do Índio, os quais são comemorados e lembrados em datas especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário