terça-feira, 17 de abril de 2012

Vídeo-aula 26: O papel da escola no processo educativo de Direitos Humanos

MÓDULO III: DIREITOS HUMANOS E CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA
A aula discute a Educação como um direito social básico que deve contribuir para humanização de todas as pessoas. É papel da escola garantir uma educação que possibilite às pessoas a terem consciência e conhecimento dos seus direitos e deveres, através de práticas pedagógicas que contribuam para a problematização, a crítica e a construção do conhecimento nas diversas áreas do currículo, dialogando com os conhecimentos de direitos humanos.


Professora Aida Monteiro da Universidade Federal de Pernambuco e versou sobre o papel da escola no processo educativo de Direitos Humanos. 

O que é esta escola? Qual e o papel dela na sociedade contemporânea e como ela pode atuar na nossa sociedade e desenvolver projetos na área de educação e dos direitos humanos, enfim o que ela pode contribuir para melhorar a nossa educação? 

Tematizando: o que é escola? 

Escola é um espaço onde socializamos, aprendemos e construímos diferentes aprendizagens (campo cognitivo, emocional, afetivo) e que contribuem para que nos tornarmos mais ou menos humanos, solidários, compreensivos aos outros e a nossa sociedade. 

A escola é uma instituição social que ao reunir pessoas que pensam, que criam, que discutem que realmente possam socializar este conhecimentos. 

Portanto, a função social da escola é possibilitar o acesso do conhecimento aos diversos campos: cognitivos (transversalizados por valores, crenças e concepções); subjetivos (faz a pessoa que somos). Esses conhecimentos vão sendo transversalizados. 

A escola passa a tratar como proposta o objetivo de educar para o respeito, ocorrendo materialização, defesa e ampliação dos direitos humanos. É preciso que se tenha uma intencionalidade. 

Todo projeto pedagógico é politico. 

Estamos em uma sociedade democrática e, portanto, nossas ações devem evidenciar atitudes que fortaleçam a nossa democracia. 

Devemos desenvolver atitudes e ações democráticas em nosso dia a dia e não devemos ter apenas uma democracia representativa (apenas no papel), mas, sim, participativa, sendo que a escola deve incorporar este espírito democrático e participar diretamente da socialização e democratização dos seus alunos. 

A escola requer do P.P.P. (Plano Político Pedagógico) ações democráticas e o currículo manifestar construções para que se erga uma sociedade de fato e de direito em busca uma democracia que de fato apresente manifestações de se construir um sujeito de direito. 

Despertar valores e atitudes que irão evidenciar e valorizar os direitos humanos, para que possamos ser a ser mais ou menos educados, mais os ou menos intolerantes a quaisquer preconceitos mais humanos com outras pessoas. 

Devemos ser: intolerante com qualquer tipo de preconceito e intolerantes, não podemos ser homofóbico e respeitar o outro como ele se coloca e se comporta com sua diversidade. 

Cita um pensamento do ex- presidente da África do Sul, Nelson Mandela, a respeito do racismo e preconceitos. 

Ele diz que se podemos aprender a ser racista, preconceituosos e homofóbicos, podemos também a aprender a ser, solidários, humanos, tolerantes, amigos, menos racistas e menos homofóbicos. 

Denomina tudo isto de processo de aprendizagem e que começa desde a nossa infância (período que somos crianças). Desde o 1ª dia até o último dia de nossa vida estamos aprendendo e devemos usar a nossa escola como espaço capaz de provocar tal desenvolvimento. 

A escola é um espaço permanente de diálogo entre a educação e o conhecimento científico culturalmente elaborado. Devemos aprender com atitudes que levam a ação em termos de diálogo com as diversas disciplinas curriculares. 

É necessário que os conhecimentos estejam explícitos no conteúdo. 

Precisamos estudar os documentos existentes sobre direitos e deveres. 

A Proposta curricular precisa contemplar a sua diversidade no seu sentido mais amplo: educação indígena, educação afro-brasileira, educação especial, e questões socioculturais e que anteriormente não eram tratadas. 

Ainda temos direitos que são estudados, porém ainda não foram criados. Ex: respeitar a todas as pessoas em relação a raça que pertencem e ao gênero e as crenças religiosas. 

Cita que devemos valorizar as opções pessoais: sexuais, políticas e crenças religiosas. Educação que respeita a diversidade. 

Devemos também respeitar as questões geracionais (de gênero - muito forte em nossa sociedade) que assumem importância muito grande atualmente: 

É importante que tenhamos uma metodologia especifica - contribuir para que o ser humano tenha condição de aprender o conhecimento, mas também o conhecimento possa permitir a crítica e o diálogo permanente. 

A pessoa precisa aprender a dialogar e vivenciar fora da escola a aprendizagem. A aprendizagem ocorre no diálogo e deve ser permanente: em casa, com a família, com os amigos, com a sociedade de um modo geral. 

Tenho que vivenciar a aprendizagem na escola, cotidianamente e empregar esta troca com outros de forma permanente. 

O contorno da escola deve ser referência e o que ocorre fora da escola deve dar oportunidade de se iniciar diálogos dentro da escola, dentro da sala de aula - colocando em prática o que tenho aprendido fora da escola e valorizando-o dentro da sala de aula. 

A educação básica é importante porque começa a trabalhar com a criança valores e atitudes a serem socializados nos espaço de aprendizagem e crescimento. 

Devemos trabalhar as várias e diferentes linguagens: musical, teatral, corporal e plástica. Não devemos levar o Estatuto da Criança e Adolescente (E.C.A.) para o interior da sala de aula e pedir para que os alunos decorem o mesmo. 

O E.C.A. deve ser fonte de diálogo e de diversas metodologias de trabalho em sua análise, tais como: poesia, música, teatro corporal e devemos ensinar novos conhecimentos para os nossos alunos.

Trabalhar também a identidade dos alunos - trazer a importância que os alunos têm, sendo que cada um é sujeito de direito e tem seus deveres e direitos. 

Direitos e deveres andam juntos e trazem para o interior da unidade escolar temas atuais- exemplo: violência (fora da escola - exógena e dentro da escola - endógena). Assim estaremos tratando direitos e deveres, diretamente, ligados às pessoas. 

A escola não está isolada dentro do contexto da sociedade, sendo necessário o desenvolvimento uma política de Estado. 

Temos que lutar para os sistemas de ensino trabalhem por politicas de estado e não políticas de governo 

Políticas de estado são permanentes e que ações sejam desenvolvidas, mas não apenas ações pontuais. 

Ações pontuais não tem enraizamento e não mudam atitudes, formas de ação e de agir. 

Devemos criar uma contra-cultura a favor dos direitos humanos. 

Buscar o enraizamento de novas formas de compreender o outro como ser social. 

A escola é fundamental neste item, sendo que no Brasil deve-se dar o valor que a escola merece. 

Os direitos humanos devem começar a ser evidenciados e estudados no ambiente escolar. A escola pública deve ser valorizada como um bem social e que pertence a todos nós. 

A escola deve ser democrática para todos onde os direitos devem ser objetivados, conquistados e preservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário