quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vídeo-aula 23: Relações sociais de gênero: um direito e uma categoria de análise

MÓDULO III: DIREITOS HUMANOS E CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA
A constituição das relações de gênero está diretamente ligada à ampliação do direito das mulheres e à crítica ao determinismo biológico como base das diferenças entre homens e mulheres. O propósito desta vídeo-aula é resgatar o caráter social do conceito de gênero que remete necessariamente à dinâmica da transformação social.

Professora Cláudia Vianna da Faculdade de educação da USP.


As relações sociais de gênero: um direito e uma categoria de análise.

  • luta por direitos - cidadania;
  • ampliação dos direitos das mulheres;
  • sair da naturalização das diferenças entre os sexos;
  • caráter social com distintos contextos históricos;
  • categoria de analise;
  • caráter social;
  • critica a hétero-normatividade compulsória. 
Relações sociais de gênero: dimensões da desigualdade. 

Algumas diferenças entre os brancos e negros entre quais evidencia que no ano de 2008 tínhamos 14 milhões de analfabetos no Brasil uma população igual a 10% sendo que os negros representavam 13,6% enquanto que os brancos apenas 6,2%. 

As pessoas que residem na zona urbana estudam mais tempo que as pessoas que moram na zona urbana e que no nordeste brasileiro o tempo de estudo é de 6,2 anos enquanto que no sudoeste brasileiro é de 7,7 anos. As mulheres mais jovens estudam mais que as mulheres mais velhas.

Os movimentos feministas são divididos em: 1ª e 2ª ondas. 

As entidades e valores feministas são conquistas.

1ª onda – século XIX - Europa e Estados Unidos - as mulheres tentavam obter como conquista o direito ao voto;

2ª onda - aprofundamento das questões sócias e politicas - luta contra o patriarcado familiar e contra o domínio do pai e do marido. Esta situação ainda se encontra em algumas sociedades humanas. 

Temos uma divisão sexual – mulher – elemento vinculado a cuidar dos filhos e de sua alimentação e os homens – marido – encarregado do trabalho remunerado e fabril. 

Como esta diferença de sexo é reduzida a polarização entre homens e mulheres - todos os homens e mulheres são iguais. Ocorre a hierarquização de masculino e feminino - o homem vale mais que a mulher, ou seja, o objetivo (homem) tem maior valor que a sensibilidade (mulher). 

Relação de gênero importante é o movimento L.G.B.T. - lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. 

Os movimentos sociais são símbolos do desafio de estruturas históricas. A sexualidade se torna uma questão política: símbolos de construção de reações sexuais de gêneros.

Avanços (desafios a serem conquistados) da mulher na sociedade atual: 

  • variedades de estruturas familiares e domésticas;
  • incorporação das mulheres no mercado de trabalho remunerado fora do lar;
  • estruturação global do movimento feminista;
  • questionamento da heterossexualidade compulsória. 
Permanência (desafios a serem conquistados) da mulher na sociedade atual: 

  • segmentação do mercado de trabalho (ainda temos uma assimetria - sempre favorecendo o homem, o homem ganha o dobro da mulher);
  • transposição do patriarcado para a fábrica;
  • socialização de gênero (na escola também);
  • heterossexualidade como padrão. 
Relações sociais de gênero: 

Diferenças biológicas X desigualdades sociais. 

Final dos anos 1960 tem o gênero como elemento usado para questionar a associação biológica para a distinção entre homens e mulheres. A diferença entre homem e mulher não se restringe aos aspectos biológicos, mas sim a elementos culturais.

Vários estudos problematizam a imutabilidade em relação diferentes entre homens e mulheres. 

Pesquisa de Margareth Meat - antropóloga -pesquisa etnográfica - na década de 1930 - na Nova Guiné: encontrou inversões de posição em relação a nossa cultura: as mulheres eram criadas para serem dominadoras, dirigentes da sociedade, dirigentes, objetivas e práticas, ao passo que os homens são: menos responsáveis, menos provedores e socialmente e economicamente mais dependentes das mulheres. Portanto, existe uma importante inversão de valores das sociedades ocidentais. 


Relações sociais de gênero:

Riscos: As tentativas de sair da neutralidade ou do silencio a proposito das diferenças dos sexos, parecem, contudo, na maior parte das vezes retomar um essencialismo construído sobre os lugares comuns masculinos ( COLLIN, 1991). 

Existência da anatomia cerebral específica para cada sexo: 

Mulheres: intuição, falta de aptidão pra ciências exatas, ampla habilidade verbal e o uso simultâneo de ambos os hemisférios cerebrais. Homens: melhor desempenho no espaço visual, matemático e cientifico (FAUSTO-STERLLING- 2000).

O gênero é um “elemento constitutivo de relações sociais fundadas sobre as diferenças percebidas entre os sexos" (diferenças construídas socialmente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário