segunda-feira, 19 de março de 2012

Vídeo-aula 11: Políticas culturais, multiculturalismo e currículo

MÓDULO III: DIREITOS HUMANOS E CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA
A videoaula apresenta os diversos enfoques do multiculturalismo, bem como as políticas culturais que os sustentam. Compreendendo o currículo como texto, exemplifica formatos conservadores, assimilacionistas e interculturais, debruçando-se detalhadamente sobre a perspectiva crítica.

Professor da Universidade de São Paulo – Marcos Garcia Meira. 

Políticas Culturais


Pensar de uma forma mais ampla para uma forma mais particular, ou seja, das políticas culturais até o currículo. 

O Multiculturalismo teve sua origem no Hemisfério Norte, representando uma forma de inclusão social para atingir a convivência democrática. De acordo com Bhabha (1998) o surgimento do multiculturalismo foi marcado pela presença e confronto de povos culturalmente diferentes. 

Tais povos, submetidos a um tipo de poder centralizado tiveram de viver a contingência de juntos construírem uma nação moderna. Sob a proteção da homogeneização cultural do grupo dominante, os grupos subalternizados viram nos movimentos reivindicatórios uma alternativa de manifestação de voz e representações reais. 

De acordo com a pesquisadora Ana Pereira existem três tipos de políticas culturais: 

1ª - segregacionistas, ou seja, dependendo do grupo que você vive você pode ou não estar lá. 

Cita que em alguns lugares, em uma escola pública, por exemplo, encontramos vagas reservadas para o Diretor, enquanto que os professores precisam chegar mais cedo para ocupar os lugares disponíveis. E pergunta para nós: Por que os professores não podem estacionar no local reservado ao Diretor Escolar? 

Neste tipo de política os diferentes grupos devem manter sua matriz cultural e possuir espaços próprios para garantir sua liberdade de expressão e a continuidade de suas tradições. 

Afirma que tal fato exemplifica uma política segregacionista. Cita também a presença de condomínios onde determinadas ruas são fechadas e que apenas os condôminos tem acesso a tais locais. Em seu texto o professor afirma que essa visão essencialista e estática de identidade cultural privilegia a formação de grupos homogêneos que se instalam nos mais variados recantos sociais, dede as escolas até os condomínios residenciais, passando inclusive por agremiações, partidos políticos e empresas. 

2ª – Políticas culturais assimilacionistas: políticas que para alguns grupos assimilam ideias de outros grupos. Quem manda deve dizer como o outro deve ser. Exemplo de prática escolar: O que leve os alunos a aceitarem coisas que não creem. As pessoas que não assumem a arte como uma política assimiladora são chamadas de indisciplinados. “Os grupos desprivilegiados nas relações sócias não dispõem da mesma oportunidade de acesso a determinados bens e serviços, e ainda, sofrem discriminações”. 

3ª – Políticas culturais integracionistas: As pessoas enxergam as diferenças e procuram trazer os diferentes grupos para convívio com os demais. As políticas integracionistas precisam ocorrer com maior incidência. 

Tipos de multiculturalismo de acordo com o pesquisador Peter Mac Laren: 

1ª - conservador ou monocultural: As diferenças existem, porém a cultura que ela representa é a verdadeira. Isto irá apagar (destruir) as diferentes culturas e haverá a homogeneização de todo grupo (todas as demais culturas serão subordinadas a cultura dominante). Na prática, consolida-se uma forma de segregação social, pois, alguns grupos possuem poder para alcançar os outros em espaços desfavoráveis, reiterando posturas de preconceito e superioridade para com os afastados. Emergem daí, o extremismo odioso e o fechamento de fronteiras realizado por grupo fundamentalistas. 

2ª – liberal: existem várias culturas, pertencemos a uma mesma humanidade e a cultura que fica é a mais importante.

3ª – Pluralista: existem culturas diferentes e todas se expressam em seus espaços. Exemplos práticos: Dia do Índio, Dia da Consciência Negra, ou seja, cultuamos diferentes dias. Porém, não há posterior reflexão sobre tais eventos (os mesmos são, temporariamente, esquecidos). Na prática, o professor afirma que temos de valorizar as diferentes manifestações culturais, desenvolvendo momentos de reflexão com os nossos alunos. 

4ª – Essencialista – com nítida visão política de “esquerda”. Valoriza-se de forma intensas as transformações radicais na sociedade humana. Objetiva-se a manipulação de vantagens por certos grupos para que se alcançá-las. Exemplo; grupos oprimidos buscam por melhores condições sociais econômicas nos locais onde vivem.

5ª Crítico ou intercultural - procura-se reconhecer e valorizar os outros grupos e promover encontros entre os diferentes grupos, ou seja, irei conhecer os outros com maior profundidade. Exemplo: Dia do Índio – farei atividades referentes a data com os meus alunos e ter um posicionamento a respeito da questão indígena no Brasil. Neste tipo de projeto político a cultura é entendida como espaço de conflito, de permanente construção e de negociação de sentidos. 

O multiculturalismo crítico trata de um locus teórico e prático, que busca compreender as razões da opressão. Este tipo de multiculturalismo admite que a sociedade é formada por intensos processo de hibridização cultural, o que supõe a não existência de uma cultura pura, nem tampouco de uma cultura melhor que mereça assumir para si um caráter universal. 

Para se atingir uma sociedade multiculturalista precisamos modificar o currículo hegemônico e de cunho neoliberal, ou seja, para se obter a tão desejada igualdade social precisamos realizar modificações substanciais no currículo existente. 

O currículo é toda experiência proposta pela escola ou a partir da escola. 

  • Quais são os critérios empregados para a seleção de temas, conteúdos ou atividades que farão parte de um currículo?
  • Currículo - texto
  • Decisão curricular - ato político
  • Currículos conservadores
  • Currículos assimilacionistas -  assimilam uma única e possível maneira de ser
  • currículos interculturais ou críticos: reconhecem a diversidade cultural e procuram valorizaras culturas que frequentemente estão no interior escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário