segunda-feira, 19 de março de 2012

Vídeo-aula 14: Dimensões da EDH

MÓDULO III: DIREITOS HUMANOS E CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA
A aula apresenta três dimensões da EDH: informações, valores e práticas. Estas dimensões constituem a base da EDH e devem ser trabalhadas de maneira complementar e integrada.

A professora Ana Maria Klein da Universidade Estadual Paulista (UNESP) do Campus de São José do Rio Preto. 

Marcos da Educação em Direitos Humanos: 

1- Década das nações Unidas para a Educação em Matéria de Direitos Humanos (1995-2205), P.N.E.D.H. - fase 1- educação básica. 

2- No Brasil, O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (P.N.E.D.H.) elaborado em 2003 e revisto em 2006 afirma o compromisso nacional sob a forma de politicas públicas coma E.D.H. 

3- O programa nacional de Direitos Humanos, P.N.E.D.H. - 3, tem um eixo dedicado á educação e cultura em direitos humanos. Encontra-se na sua 3ª visão. 

4- O Conselho Nacional de Educação (C.N.E.) elabora as Diretrizes Nacionais de E.D.H. com caráter mandatório e previsto para 2012. 

Tais Diretrizes devem envolver desde o Ensino Infantil até o Ensino de Pós Graduação. 

Mostra- nos a seguir as dimensões da E.D.H. 

1 - conhecimentos historicamente construídos sobre D.H. e a sua relação com os conteúdos internacional, nacional e local. 

2 - valores, atitudes e práticas sociais que expressam a cultura dos direitos humanos. 

3 - desenvolvimento de processos metodológicos e participativos de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados. 

- fortalecimentos de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como a reparação de violações. 

Conhecimentos: 

Conhecimentos historicamente construídos sobre D.H. e sua relação com os contextos internacional, nacional e local; 

- conceitos: o que são direitos humanos, debates e diferentes pontos de vista em torno do tema, polêmicas e desafios relacionados aos D.H. 

História: origem, evolução e fatos indicativos para o reconhecimento e a vigência (ou violação) dos D.H. A relação entre democracia e D.H. 

- Normas: instrumentos de direitos humanos: documentos internacionais e regionais de diferentes naturezas e efeito jurídico, legislação nacional, etc. 

- Instituições: instancias de proteção de direitos (nacionais, regionais e universais) e sua estrutura, função, procedimentos, etc. 

Valores 

Formar em valores capazes de guiar atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos. Valores presentes nos instrumentos de E.D.H. são: 

- dignidade humana;

- liberdade e responsabilidade; 

- igualdade e não discriminação; 

- justiça e equidade (justiça e igualdade para todos); 

- solidariedade e cooperação (a solidariedade é imprescindível para a democracia); 

- participação;

- pluralismo;

- diversidade (é um direito do ser humano ser diferente); 

- inclusão (os deficientes têm direito de participar da sociedade). 

Metodologia e participação: 

Metodologias participativas e construção coletiva do conhecimento, utilizando linguagem e materiais didáticos contextualizados. 

Os estudantes devem ter participação ativa, transformando-se no centro da aprendizagem (participação, interesse, estudos, pesquisas, debates, questionar a realidade do seu em torno, problematizar, etc.). 

O dia – a - dia da escola é objeto de problematização e o estudante deve ser convidado a apontar caminhos para a resolução de tais questões problemáticas. 

O estudante deve ter e ser voz ativa de sua comunidade escolar e comunidade social. 

Metodologia e participação: Metodologias participativas e construção coletiva do conhecimento, utilizando linguagem e materiais didáticos contextualizados. 

- Centralidade da aprendizagem e desenvolvimento integral do ser humano, inserção social, desenvolvimento ético-moral. 

- Protagonismo discente (estudante como centro do processo). 

Metodologias e participação: 

- Pesquisas demonstram que a aprendizagem é mais efetiva quando os/as estudantes participam ativamente do processo. (votações escolares) 

- Aprendizagem é mais efetiva mediante a contextualização das novas informações, trata-se de saber utilizar o conhecimento adquirido dentro de um contexto real. 

Participação discente direta e por representação: assembleias escolares, debates, escolhas de temas de trabalho, projetos investigativos, fóruns e conselhos escolares. 

Práticas: 

Práticas individuais e sociais orientadas à promoção, à defesa e á reparação dos direitos humanos. 

- Pensamento crítico - conhecimento para a compreensão e transformação da realidade - investigar novas formas de compreender e atuar no mundo. 

- Cidadania participativa - participação social informada, responsável, critica ativa e em colaboração com outros, cuja finalidade são projetos que transcendem o auto interesse. 

- Meios; projetos investigativos, projetos sociais, ações voltadas à comunidade. 

Finalizando a professora Ana Maria nos fala a respeito de um rapaz que desenvolvia um trabalho considerado “trabalho escravo” e não enxergava que esta sendo manipulado desta forma, Indagado sobresseu trabalho escravo o mesmo respondeu que não o considerava escravo porque não era negro. 

Desta forma, nos alerta para que saibamos e conheçamos os nossos direitos. 

Conclui dizendo que não basta eu estar informado sobre os Direitos Humanos, eu preciso sim, construí valores (igualdade, solidariedade, etc.).Os mecanismos de ação são sempre democráticos. 

Dimensões em Direitos Humanos: valor, importância e ação. 

A Educação em Direitos Humanos envolve do ser humano e dos nossos alunos: conhecer, querer, valorizar e agir. Estes elementos juntos nos levarão a uma cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário