segunda-feira, 19 de março de 2012

Vídeo-aula 16: Encaminhamentos pedagógicos: blog no ensino de ciências

MÓDULO III: DIREITOS HUMANOS E CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA
A aula tem por foco descrever uma experiência de implantação de prática pedagógica que objetiva o reconhecimento e o diálogo com as práticas das culturas juvenis da comunidade local: a tecnocultura. Essa prática teve por propósitos facilitar a aproximação com os estudantes, ter maiores chances de influência na formação de identidades voltadas a um meta solidária e para o bem comum e também para obter melhores resultados nos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciências.

Professora Monica Fogaça da Faculdade de Educação da USP – São Paulo.

1 - Tecno-cultura nas culturas juvenis: a escolha do blog entre as mídias sociais. 

2 - Conduções da prática pedagógica 

A Internet é o ambiente prioritário do ambiente urbano, sendo influenciado nas suas identidades. 

A escola precisa aprender a construir um hibrido entre os valores escolares e os valores dos grupos juvenis. 

Atividade realizada no 9º ano na disciplina de Ciências. Foram seis classes com 35 alunos cada, nas aulas regulares onde o material da Internet foi usado em paralelo com material da web 2.0 

Mostra-nos como foi feita a escolha do blog entre as mídias sociais. 

Surge a partir da década de 90 - hoje é usada como mecanismo de produção (produzir, alterar e comentar) formado por mídias sociais (blog, wiki, redes sociais, podcast, videocast, RSS). 

Algumas ferramentas são síncronas (interação rápida - favorece o desenvolvimento de comunidades) e assíncronas (reflexão, pesquisa - produtor e eleitor não estão ao mesmo tempo na Internet - posso pensar sobre o assunto e fazer correção do texto produzido). 

Por que o blog? Baseado nos resultados obtidos: maior motivação, qualidade do texto, análise, aprofundamento. 

Tipos de usos: memória, divulgação de projetos, análise de casos, contatos e discussões com audiência mais ampla, resolução de problemas e trabalhos colaborativos. 

Como seria o uso do blog no 9º ano nas aulas de Ciências. 

1 - Mapeamento das práticas culturais. Percebe-se que Orkut é algo mais concreto e preferido pelos alunos. 

2 - Apresentação dos alunos em perfil e colocar uma fotografia numa folha de papel. 

Regra do jogo: descobrir algumas características dos alunos e dos amigos.

Construção de temas culturais

- Eu me remexo muito (praticas corporal; danças, esportes lutas) 

- Peleshop: ctrlv, ctrlc (aspectos estéticos). 

- Se liga Brow! (aspectos de uso dos aparelhos de telecomunicação). 

Cada tema foi trabalhado trimestralmente 

No primeiro item: dança – a biologia e a física no tema (respiração celular e leis de Newton). Usamos também conhecimentos de economia, etc. 

Uso do blog em paralelos. Os blogs criados em paralelos a todo o curso produzido por grupos - escolhiam foco as das aulas para descrever aspectos da ciência e tecnologia participantes dos temas escolhidos por eles. Circo, balé, vôlei, etc. foram temas estudados. 

Muitos produziram muito mais do que foi pedido - detestam escrever no papel, porém não em outros locais. 

- Negociação da prática cultural e observação de indicadores da gestão democrática - diferença entre o uso de tecnologia digital e noção de tecno-cultura. Permitiu-se o uso da linguagem da internet, porém a ideia central (dissertativo) foi mantida. 

- Leitura dos blogs para busca de pistas das representações de conceitos de identidade e para preparo das atividades didáticas. 

Levantamento dos conhecimentos prévios para o preparo das atividades posteriores.

Estudos de conceitos de física, química e biologia e de outra área (economia, história, linguagem) foram trabalhados com dois focos pares desconstrução: procedências (re-significar e ampliar os significados das culturas juvenis). 

Mudança sobre o conceito de tecnologia. Novas visões de tecnologia que não é apenas benéfica mas pode trazer outros problemas para o homem e afeta diferentemente o homem.

Assim podemos produzir um espaço de ensino e aprendizagem e podemos ter certa influência sobe a formação de suas identidades. 

Devemos usar a tecno-cultura em todos os seus aspectos no nosso dia escolar, garantindo desta forma uma melhor aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário