segunda-feira, 5 de março de 2012

Vídeo-aula 3: A globalização e o impacto sobre as culturas

MÓDULO III: DIREITOS HUMANOS E CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA
Apresenta algumas das principais características da sociedade globalizada em suas vertentes econômicas, políticas e culturais; explora algumas questões sobre o impacto da globalização nos processos de mudanças da sociedade contemporânea; aborda os modos como a globalização cria novas identidades e influi as percepções dos sujeitos acerca das estruturas sociais.


Professor Márcio Nunes da Universidade de São Paulo.

1º - O que é mundo globalizado

2º - O que é globalização?

3º - Efeitos econômicos, políticos e culturais da relação global versus local.

As diversas características e suas influências nos aspectos sociais, econômicos, científicos e políticos sobre a população de um modo geral e especificamente sobre a nação brasileira.

As pessoas sem saírem de seus locais de origem estão por dentro do que acontece no mundo inteiro em virtude do fenômeno da globalização, principalmente, por causa da Internet.

Afirma que o fenômeno da globalização não é recente e está ligado ao capitalismo.

Globalização:



China Blue é um documentário lançado em 2005 e dirigido por Micha Peled. Ele segue a vida de Jasmine, uma jovem trabalhadora de dezessete anos da província de Sichuan, em uma fábrica chinesa de calças jeans, Lifeng Clothes Factory em Shaxi produzindo Vigaze Jeans (uma companhia estabelecida em Istambul, na Turquia), daí o título. Jasmine ganha cerca de meio yuan por uma hora de trabalaho (cerca de seis centavos de dólar).
O documentário discute tanto as condições péssimas de trabalho nas fábricas na China quanto a crescente importância do país como exportador em escala global.
No festival de filmes de 2005 da Anistia Internacional, ele venceu o prêmio Anistia Internacional - D.O.E.N.
http://pt.wikipedia.org/wiki/China_Blue Acesso em 5/5/2012


1- É o impacto avassalador dos processos econômicos globais, incluindo processos de produção, consumo, comércio, fluxo de capital e interdependência financeira.

2- Surgimento de instintos superacionais, cujas decisões moldam e limitam as opções políticas dos Estados-Nações.

3- A ascensão do neoliberalismo como discurso político dominante.

4- Surgimento de novas formas culturais, de meios e tecnologias de comunicação globais que moldam as relações de afiliação, identidade e relação entre as pessoas.

Hoje poucos têm em suas mãos praticamente toda a riqueza mundial.

Afirma que a globalização desintegra identidades nacionais em função da homogeneização cultural, citando como exemplo a calça Jeans (o mundo inteiro usa) e sobre a comida (influencia norte-americana).

Cita também a compra pelas grandes empresas de pequenas concorrentes e desta forma passam a ditar as normas de mercado. A montadora italiana Fiat tem grande parte do mercado de automóveis e o E.A.D. – Ensino a Distância, que surgiu como opção para os estudantes que necessitam de um horário diversificado. Os estudos mudam a rotina e o cotidiano das pessoas.

As cidades mudam a sua cara e todos se enquadram nesta nova realidade.

E a educação frente ao mundo globalizado?

- mercado de trabalho instável;

- novas demandas no mundo do trabalho;

- uma mão de obra internacional e cada vez mais competitiva;

- conceito de equipe como norma de organização do trabalho;

- crescente importância da produção intensiva de capital (com o surgimento de diferentes tipos de trabalhos).

O neoliberalismo e a introdução de empresas particulares na Educação.

Efeitos da globalização:

- econômicos

- políticos

- culturais

Os professores devem ficar atentos a todas estas situações e discutir em sala de aulas com os seus alunos, levando-os a momentos de reflexão do mundo globalizado. Alerta-nos para a importância do diálogo sobre a criação de um mundo ético com o exercício de nossa cidadania com dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário