segunda-feira, 19 de março de 2012

Vídeo-aula 12: Multiculturalismo: encaminhamentos pedagógicos

MÓDULO III: DIREITOS HUMANOS E CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA
Nesta videoaula, o currículo multiculturalmente orientado é apresentado como alternativa para valorização das diversidade cultural e, consequentemente, estratégia apropriada para a convivência democrática. Tanto a prática pedagógica quanto seus principípios são esmiuçados.

Professor Marcos Garcia Neira da Universidade de São Paulo. 


O multiculturalismo visa diminuir as diferenças culturais.



1 – Currículo multiculturalmente orientado:


  • prestígio de procedimento democrático; 


  • reflexão crítica sobre as práticas sociais; 

O currículo deve debater as práticas sociais (origem, estrutura e por que são diferentes). Toda decisão em torno do currículo é uma decisão política e que o currículo pode ser visto como um território de disputa em que diversos grupos atuam para a validação de conhecimentos. Portanto, é verdadeiro afirmar que, ao promover o contato com diversos textos culturais, o currículo, além de viabilizar acesso e uma gradativa compreensão dos conhecimentos articulados, influencia as formas de interpretar o mundo, interagir e comunicar idéias e sentimentos. 


  • promove o entrecruzamento das culturas;
  • resistência: a reprodução da ideologia dominante;


O currículo multiculturalmente orientado procura impedir a reprodução consciente ou inconsciente da ideologia dominante, presente, por exemplo, nas propostas que deixam de questionar as relações de poder e perpassam a produção e reprodução dos artefatos culturais. 

  • ênfase à política da diferença.

2 – Práticas pedagógicas no currículo multiculturalista: 


  • tematização: um mesmo assunto pode receber vários enfoques, ou seja, o tema não apresenta uma única verdade;

Tematizar é escolher um assunto e colocar sobre análise e abordá-lo de diferentes formas ou maneiras – colocar na realidade de nossa sociedade / contextualização, envolvendo alunos, professores e a sociedade de modo geral.


  • reconhecimento do patrimônio cultural da comunidade (o que os alunos sabem deve entrar na tematização). Os alunos se orientam a partir das representações que possuem. O conhecimento dos alunos tem valor semelhante ao que os “textos sabem”. 
  • hibridização: o currículo é mestiço no currículo multiculturalista. 


Devemos valorizar as várias culturas. É possível pensar em ações pedagógicas (ação dos professores) a partir das práticas sociais dos diversos grupos que chegam à escola, pela mediação, socialização e ampliação dos saberes, proporcionar-lhes uma melhor compreensão das teias que envolvem os produtos sociais, suas condições e modos de produção, pois este fato, é absolutamente necessário para o reconhecimento das diferenças e a diminuição da desigualdade. 


  • mecanismos de diferenciação pedagógica;

Devemos desenvolver diversas atividades que valorizam repertórios diferentes. 



O currículo multicultural tenciona posicionar os estudantes como sujeitos da transformação social e contribuir com a construção de uma sociedade mais democrática e justa. Dessa maneira o currículo deve priorizar a construção de práticas atentas à pluralidade de identidades dos alunos, assim como enxerga a escola como espaço-tempo de formação sensível a diversidade. 


  • pedagogia do dissenso: Se há diferentes representações nunca haverá um consenso, mas sim um dissenso. 

A partir de posicionamentos diferentes poderemos acessar os posicionamentos diversos. Na concepção metodológica dialética há visões diferentes de mundo e consequentemente diferentes discussões. A partir de diferentes visões posso me aprofunda e chegar a uma síntese. Desta maneira, não há elementos mais ou menos importantes e todos os assuntos são importantes e devem ser tratados. 


  • abordagem etnográfica: 

Devemos olhar o tema e tentar encontrar sua origem (etnia). 

Desta forma o que apresenta uma significação será valorizado e os outros não. 



Os alunos devem lembrar que: 



- todo conhecimento é transitório; 



- o conhecimento está sendo continuadamente construído; 



- o conhecimento pode e deve ser discutido. 


  • registro; a importância do desenvolvimento do registro para as atividades pedagógicas.

- garantem a localização pontual do percurso pedagógico: sei onde estou em minha atividade; 



- posso perceber se estou caminhando certo na elucidação dos meus objetivos para aquela atividade. 



- que mudanças ou modificações eu posso fazer ou manter o mesmo procedimento para se atingir os objetivos; 


- Rever o tempo usado para se atingir os objetivos (o tempo, inicialmente, planejado foi suficiente para que os objetivos fossem alcançados?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário