terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vídeo-aula 2 - Fórum escolar de Ética e de Cidadania

MÓDULO II : EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA, SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA


A Vídeo-aula apresenta a proposta do Fórum Escolar de Ética e Cidadania. O fórum tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade, escolar e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.


Professor Ulisses Araújo


Programa Ética e Cidadania - MEC



1 - “O fórum tem como papel essencial articular diversos segmentos da comunidade, escolar e não escolar, que disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática; direitos humanos e inclusão social”. Desta forma, procura-se reunir escola e comunidade (todos os seus constituintes – ONGs; pastores; padres; comerciantes; Conselho Tutelar; funcionários do quadro da Saúde, ou seja, reunir todos que direta ou indiretamente interferem na comunidade local).


2 – “Como pressupõe a estrutura de um fórum sua composição deve ser a mais aberta possível. Podem e deve participar professores, estudantes, funcionários, Diretores, famílias, membros da comunidade, membros de conselhos, do posto de saúde, líderes comunitários, etc.” Ou seja, falando em outras palavras e generalizando-se o assunto, diríamos que todos aqueles que frequentam aquele bairro onde o projeto está sendo desenvolvido.




Possíveis atribuições do Fórum


1 – Definição de sua política geral de funcionamento, organização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar.


2 - Proposição dos temas dos projetos interdisciplinares e transversais (temas que deverão ser trabalhados nos projetos).


3 – Separação dos recursos materiais para o desenvolvimento dos projetos.



Desenvolvimento de ações
  • Avaliar permanente as ações em desenvolvimento junto à Direção da Escola e aos membros da comunidade para garantir os espaços e tempos necessários ao desenvolvimento dos projetos;
  • Buscar garantir recursos que permitam a aquisição necessária ao desenvolvimento dos projetos (ir atrás de recursos...);
  • Interagir com especialistas em educação/pesquisadores, que possam contribuir com o melhor desenvolvimento das ações planejadas (convidar especialistas...);
  • Articular parcerias com outros órgãos e instituições governamentais e não governamentais (ONGs) que possam apoiar as ações do projeto e a criação de propostas que promovam seu enriquecimento. O professor nos alerta que muitas vezes pode ocorrer conflitos entre as escolas e as ONGs, dizendo que, entretanto, o que se pretende é criar um espaço democrático de discussão e unir forças e não proporcionar o surgimento de trabalhos paralelos.

Caminho pedagógico a seguir, os principais passos abaixo:

1º - os alunos se reúnem e levantam temas a serem analisados/discutidos, aqui denominados momentos de plenária, as quais podem contar com a presença de especialistas.

2º - subdividem-se em grupos menores e discutem os temas (discussão dos temas) e com o surgimento de estratégias a serem seguidas.

3º - formação de nova plenária onde todos ficam sabendo o que foi discutido pelos grupos menores. A partir daí surge o tema ou temas que será ou serão trabalhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário