terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vídeo-aula 5: Protagonismo juvenil e participação escolar

MÓDULO II : EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA, SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA


A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação política que permita aos jovens participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma.


Professor Ulisses Araújo


A importância do aluno como protagonista de sua aprendizagem



“A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação política que permita aos jovens participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma”.


Metodologias Ativas de Aprendizagem
  • A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma metodologia ativa de aprendizagem;
  • Estratégia pedagógica que apresenta aos estudantes situações significativas e contextualizadas no mundo real.
Exemplos de Metodologias Ativas de Aprendizagem:
  • alunos da USP – alfabetizando e em atividades físicas. Tais atividades fazem parte do currículo e visam problematizar junto à comunidade e desenvolver ações pedagógicas. 
  • alunos da escola pública de um determinado bairro de São Paulo em ações como: construção de um jornal. Limpeza da escola; teatro, atividades no recreio, etc.
  • outros exemplos internacionais desenvolvidos em ação nas cidades de Boston e no estado da Califórnia. Em tais comunidades houve o desenvolvimento de equipamentos eletroeletrônico que irão beneficiar a comunidade local. Tais equipamentos seriam: máquina de lavar roupas portáteis (os alunos lavariam roupas na comunidade e ganhariam algum dinheiro); máquina de sucção de água (puxar água de cisternas). Isto gera ações que tentam resolver problemas comunitários. Desta forma, os alunos tornam-se protagonistas nas resoluções de problemas e tais elementos podem ser incorporados ao currículo escolar.
E, de acordo, com pesquisas realizadas e apresentadas pelo professor Ulisses alunos que se envolvem em tais tipos de atividades desenvolvem valores mais do que outros alunos que não se preocupam com problemas da comunidade e se envolvem apenas em estudar e aprender conteúdos de sala de aula.

Os resultados constam de slides intitulados: Educação Comunitária e a construção de democracia de cidadania.

Alunos protagonistas---------------------------------------apresentam respostas morais (60%) 
Alunos não protagonistas---------------------------------apresentam respostas morais ( 48%) 
Alunos sem esta concepção-----------------------------apresentam respostas morais (30%)

Conclusão: aluno ativo em projetos que envolvem questões éticas e de cidadania constroem respostas mais éticas e reflexivas sobre o seu papel na Sociedade. Isto contribui para a solidificação e surgimento de uma sociedade mais justa, solidária e feliz.

Finalmente, professor Ulisses nos propõe estratégias que tiram o aluno de seu papel de mero receptor de conteúdos e tornam-se alunos ativos: 
  • Assembleias escolares;
  • Grêmio estudantil (muito difundido na participação política na escola)
  • Estratégias de resolução e mediação de conflitos (professor/ aluno mediador/ aluno que ouve seus colegas /aluno protetor dos amigos)
  • Atividades de aproximação entre escola, família e comunidade (alunos que organizam fórum escolar; alunos que organizam reuniões, alunos que não ouvem apenas o que os professores falam, mas participam ativamente das atividades educacionais e pedagógicas).
Em conclusão, este protagonismo dos alunos dentro da realização de atividades que envolvam projetos é que irão construir valores morais para o surgimento de uma sociedade melhor, mais justa, feliz e democrática. Finaliza dizendo que, nós professores, possamos usar tais técnicas em nossas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário