terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vídeo-aula 23 : Uso de substâncias psicoativas

MÓDULO II : EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA, SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA


Atualmente, o uso de drogas lícitas e ilícitas está aumentando em nossa sociedade, e infelizmente, em idades cada vez mais precoces. E muitas vezes, o início desta experiência tem seu início no ambiente escolar. A Dra. Renata Azevedo fala sobre este tema, enfatizando os motivos que levam a criança e o adolescente a entrarem neste mundo. Com isso, a escola pode promover estratégias de prevenção e discussão deste assunto para minimizar os riscos.


Professor Li Li Min
Dra. Renata Azedo do Departamento de Psiquiatria da Unicamp (Coordenadora do Laboratório de Substancias Psicoativas da Faculdade de Medicina da Unicamp).


Conceito de substâncias psicoativas


Tais substâncias seriam elementos que agem no Sistema Nervoso Central e trazem alterações que provocam sensações agradáveis.


As drogas são substancias diferentes e classificadas em virtude de diferentes critérios:

  • Lícitas: como exemplos têm o álcool (proibido o consumo para menores de 18 anos) e tabaco (fumar em lugares fechados);
  • Ilícitas: cocaína, crack, maconha e outras as quais agem diminuindo a ansiedade, provocando relaxamento, “desligamento” dos problemas e alegrias.


O problema é agravado porque os consumidores, normalmente, usam 2 ou mais drogas juntamente (drogas que pertencem a mesma classe ou classes diferentes), sendo que o risco é maior e causam maiores prejuízos, quando as drogas pertencem ao mesmo grupo do quede grupos diferentes.

Que fatores levam ao uso de drogas? 

Cita que seriam os: 
  • Componentes ambientais;
  • Genéticos e sociais e;
  • Neurobiológicos.

Portanto, a dependência de drogas tem vários fatores (multifatorial).

Quais são os perigos das drogas?
  • Aumento no uso de drogas (porque temos o aparecimento de felicidades “químicas”);
  • Uso cada vez mais precoce (crianças cada vez mais jovens) o que potencializam o efeito da droga (11 anos em média).

Temos problemas individuais, tais como queda no relacionamento interpessoal e rendimento escolar. E coletivos temos problemas familiares e sociais.

Por que apesar do perigo eminente, as pessoas usam drogas em número cada vez maior?
  • Idade (adolescência): curiosidade é a principal razão. Daí a importância dos esclarecimentos por parte de pais, amigos sinceros e leais e escola (principalmente por parte de todos os professores e não apenas os professores de Ciências);
  • Baixa autoestima: depressão e fobia;
Afirma que deve haver coerência do adulto e pais com relação aos consumidores (dependentes). Cite o fato que famílias de alcoólatras geralmente geram filhos alcoólatras. Desta forma, deve haver, por parte da família, um modelo de qualidade.
E alerta para o detalhe: experimentação (curiosidade), que representa o fator que proporciona a entrada do jovem e adolescente no caminho das drogas.
Desta forma, o melhor remédio é prevenir, evitando-se assim o nem sempre eficiente: remediar. 
E cita que a experimentação não pode caminhar para a dependência.

Os passos para o tratamento:
  • Psicoterapia: auto avaliação;
  • Uso de medicamentos (principalmente dar grande atenção aos sintomas da abstinência e comorbidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário